A CEEE Grupo Equatorial tem realizado desde o início de janeiro a construção e reforma de duas novas redes subterrâneas de distribuição de energia no Centro Histórico de Porto Alegre, com extensão de 8,2 km. Ao todo estão sendo direcionados R$ 5 milhões para benefício direto a cerca de 14 mil clientes, além de aliviar todo o sistema elétrico dos bairros próximos. A obra deve durar 5 meses e não irá requerer desligamentos de energia.
O sistema reticulado do Rio Grande do Sul é composto por redes reservas que substituem automaticamente a original e mais recursos oriundos de outras fontes de suprimento, configurando o quinto maior do país, com um total de 110 km, atrás apenas de Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Minas Gerais. No entanto a malha não recebeu grandes novos investimentos desde sua construção, que data de 1973. Segundo a empresa, as ações modernizarão 20% do sistema reticulado da região.
Após a compra da distribuidora gaúcha pelo Grupo Equatorial, em julho de 2021, foi realizado um completo diagnóstico da situação do sistema e as necessidades de modernização, que passam também pela reforma de cabos e de dez equipamentos subterrâneos de rede, compreendendo o quadrilátero do Centro Histórico da capital gaúcha. Desta forma, o sistema reticulado aumentará a confiabilidade do fornecimento por meio de manobras diretas do Centro de Operação Integrada (COI) da companhia, em caso de interrupções.